COMO TER UM BOM SCORE
sexta, 03 de janeiro de 2020
Muitas empresas utilizam a pontuação de crédito para avaliar o risco de uma negociação. Quando o cliente possui um score bom, o risco de inadimplência é menor, facilitando o acesso ao crédito. Mas, quando a pontuação é baixa, esse cliente terá dificuldades para realizar empréstimos e financiamentos, por exemplo.
O score é uma informação é importante porque, a partir dela, o lojista determinará quanto crédito ele irá oferecer. As opções de pagamento e as taxas de juros também são influenciadas por esse número.
O motivo é óbvio: nenhuma empresa quer perder dinheiro fechando negócio com um mau pagador.
Embora essa análise faça parte do dia a dia empresarial, os consumidores pouco sabem sobre esse assunto. Por isso, listamos, a seguir, dicas para você conquistar e manter um score bom.
O score utiliza dados estatísticos para indicar a probabilidade de inadimplência de pessoas físicas e jurídicas nos próximos 12 meses. Ele é apresentado como uma pontuação que vai de 0 a 1.000, sendo que, quanto maior o valor, maior a probabilidade de o consumidor manter o crédito em dia.
O score é definido a partir de:
Para aos consumidores, manter um score bom traz inúmeros benefícios. Entre ele, temos uma avaliação segura na quantidade de parcelas, taxas de juros menores e prazos maiores.
Agora que já vimos quais fatores influenciam o score, vamos pontuar quais fatores influenciam a concessão de crédito. São eles:
O CEP é o código de endereçamento postal, utilizando por empresas, como os correios, para entregar documentos, cartas, produtos, entre outros. Ele também é uma forma de análise de crédito, pois é possível retirar informações sobre a legalidade da posse do terreno onde o requerente mora, aumentando assim a segurança em fazer a concessão do empréstimo.
O telefone e o contato garantem que o consumidor pode ser contatado de maneira rápida e segura. Isso traz mais segurança para as transações, já que o cliente se mostra disponível para conversar com a empresa, caso necessário.
É fundamental que, durante a análise do score de crédito, sejam avaliadas questões relativas à participação do requerente em empresas, além de informações restritivas. Essa avaliação diminui o risco durante a operação e a necessidade de realizar futuras cobranças.
Outra forma de avaliar o cliente, antes da concessão do crédito, se dá por meio do feedback do histórico e de suas consultas anteriores. Isso serve para classificar o registro de pontuação, se houve melhora ou piora, assim como os motivos alegados para a requisição do crédito.
Não existe receita pronta para obter um score bom. Mas, como ele é formado por informações cadastrais e comportamentais, você pode adotar as seguintes medidas:
Um score bom é de interesse de todos. Para as empresas, ele é um sinal de que o cliente é um bom pagador. Para os consumidores, um score bom facilita a obtenção de crédito – e a materialização de seus sonhos.
Galeria de Fotos