INFORMATIVO ACETIS AGOSTO- O QUE FIZEMOS PELO COMÉRCIO

terça, 18 de agosto de 2020

O que fizemos pelo comércio nos últimos dias.

Desde o início da pandemia no final de março de 2020, criamos um link para ajudar a divulgar todos os comércios de nossa cidade, divulgando o contato de WhatsApp das empresas bem como reforçando as vendas online e formas de entregas. Também intensificamos as publicações em nossa página, falando da valorização e a importância do comércio local, compartilhando ainda mais publicações dos comércios da cidade principalmente de nossos associados. Tínhamos programado uma reunião para acontecer no final do mês de junho, onde o foco da reunião seria a parceria entre as empresas para fomentar a valorização e o crescimento do comércio local, porém com o aumento significante dos casos positivos do covid-19 não conseguimos realizar a reunião, porém será uma das primeiras reuniões que faremos quando a situação amenizar.

Estamos sempre pedindo informações para o prefeito e para a secretaria de saúde tentando amenizar os danos sofridos pelos decretos e também para passar informação correta para os nossos associados.

Mesmo com o decreto estadual exigindo o fechamento do comércio considerados não essenciais, a ACETIS continuou fazendo serviço interno tentando buscar alguma forma de ajudar a todos neste tempo de pandemia.

  • No dia 24 de junho enviamos um documento para a prefeitura municipal pedindo a flexibilização do horário do comércio o qual tinha ficado no decreto 3448 que estabelecia o horário de comércio das 10 ás 18HS, a resposta da Prefeitura Municipal e do COE foi negativa. Porém na sexta feira dia 26 de junho, conseguimos uma reunião online com o prefeito Antônio César Matucheski e o presidente da Câmara dos vereadores José Antônio dos Santos, onde colocamos a principal solicitação do comércio local que era a abertura do comércio as 08 horas. Nossa solicitação foi atendida e no mesmo dia a prefeitura fez um novo decreto alterando o horário de atendimento do comércio em geral das 08 ás 16hs. Também solicitamos fazer parte do COE.
  • No dia 29 de junho nossa colaboradora Carina Pereira, participou de uma capacitação online na Associação Comercial do Paraná, sobre os novos serviços que serão lançados na plataforma em breve pela boa vista serviços. Também estamos fazendo parte de um programa de certificação das Associações Comerciais, onde trocamos ideias e experiências para que possamos fortalecer ainda mais nossos serviços e trazer novidades.
  • No dia 30 de julho a cidade inteira sofreu com falta de energia e telefone, ficando sem comunicação por mais de 12 horas. Neste dia o estado fez o decreto impondo o fechamento do comércio considerado não essencial. No dia 01 de julho mesmo com a dificuldade de comunicação nós da ACETIS trabalhando normalmente fizemos o possível para avisar que nosso município teria que seguir o decreto do estado. No dia 03 de Julho, conversamos novamente com o prefeito que justificou que não tinha autonomia para não cumprir o decreto estadual.
  • No dia 03 de Julho, encaminhamos um oficio para a ouvidoria da Copel solicitando atendimento aos nossos associados da localidade da Lagoinha que estavam perdendo produtos devido a falta de energia desde o dia 30/06 as 14hs.  
  • No dia 03 de julho emitimos uma nota oficial defendendo a abertura do comércio em geral em nossa cidade e a movimentação da economia. Ainda no dia 03 de julho o presidente da ACETIS participou de uma reunião online com o presidente da Associação Comercial do Paraná e presidente da FACIAP bem como presidentes das associações comerciais da região metropolitana, onde o assunto foi referente ao transporte público, e campanha de incentivo ao comércio da região metropolitana pós pandemia.
  • No dia 06 de Julho, foi encaminhado um manifesto para o governador Ratinho Junior através da FACIAP representando todas as Associações Comerciais da Região Metropolitana pedindo a flexibilização para a abertura do Comércio.
  • No dia 08 de Julho, recebemos em nossa Associação o deputado Estadual Carmo, que entrou em contato conosco um dia antes falando que iria estar visitando a nossa região e queria conhecer um pouco da realidade de nossa cidade. Recebemos ele em nossa sede no dia 08, como devido decreto não podemos fazer reuniões com número maior de pessoas apenas o presidente da ACETIS Marcio Joel Ferreira e as colaboradoras da ACETIS estavam na reunião, juntamente com o deputado Carmo e seu assessor Otavio Augusto. Falamos de nossa cidade, das dificuldades que todos os comércios estão passando no momento, principalmente os comércios considerados não essenciais. Falamos do problema do transporte intermunicipal, conversamos sobre o plano diretor do município, sobre a agricultura, mais o principal assunto foi sobre o decreto estadual e a covid-19.
  • No dia 09 de julho, foi entregue através do nosso associado Juliano Santos, nas mãos do Darci Piana- Vice Governador, um documento feito pela ACETIS solicitando defendendo a abertura do comércio em geral em nosso município. O vice governador falou sobre o momento difícil que estamos passando, que o decreto igualou cidades grandes a pequenas para tentar diminuir o aumento dos casos nos municípios. Também falou que o próximo decreto estadual irá trabalhar com a redução do horário do comércio em geral. Muitos são os questionamentos sobre os decretos da cidade de Agudos e Piên por exemplo que voltaram a funcionar antes do dia 15, como a comarca de Piên é Rio Negro isso facilitou um pouco bem como o baixo número de casos do covid-19 confirmados no município.
  • No dia 15 de julho, fomos até a câmara dos vereadores junto com alguns comerciantes, tentar conversar com o prefeito antes da publicação de um novo decreto, no mesmo dia no período da tarde o prefeito Antônio César Matucheski, conversou com os comerciantes em frente a secretária de saúde e com a conversa o novo decreto não foi tão restritivo.
  • No dia 30 de julho, tivemos uma conversa em particular com o prefeito falando da importância dos comércios voltarem com seus horários de atendimento normal, pois com a diminuição do horário está prejudicando muito as empresas. Outro ponto conversado foi sobre a volta do atendimento dos mercados e similares aos domingos, pois o fechamento destes aos domingos causa aglomeração nos locais aos sábados e a evasão dos munícipes no domingo para as cidades vizinhas onde continuam atendendo normalmente aos domingos.
  • No dia 06 de Agosto, novamente fomos a câmara com um grupo de comerciantes de mercados, restaurantes e frutarias, reivindicar novamente para que o prefeito libere o atendimento destas empresas aos domingos, foi feito dois documentos e entregues nas mãos do Prefeito. Sabemos que municípios da região metropolitana e do litoral estão com atendimentos normais aos domingos, o que causa a evasão dos clientes para outras cidades, diminuindo a movimentação da economia em nossa cidade.
  • Ainda no dia 06 de Agosto, nos reunimos com o gerente do banco do Brasil onde conversamos sobre as linhas de crédito que o governo tem liberado neste período de pandemia e passaremos um material para os associados que pretendem obter uma linha de crédito para a empresa.

Estamos do lado do comércio local, ao lado do comerciante que confia em nosso trabalho e acredita na força da cidade.  Estamos ao lado do comerciante que luta diariamente para girar a economia e manter empregos e renda.

Tijucas do Sul, 07 de Agosto de 2020.                    

Fonte:

Galeria de Fotos