Viabilidade Financeira
sexta, 19 de junho de 2020
Ser o próprio chefe é o sonho de muitas pessoas, afinal, comandar uma equipe, ter flexibilidade de horários chama atenção de muitos. Nesse caso deve-se lembrar que junto com todos os benefícios vêm muito mais dedicação e responsabilidade.É necessário tomar decisões importantes para que o negócio possa prosperar. Quando não se tem ideia de que planejamento escolher e onde injetar dinheiro, a viabilidade financeira é uma boa sugestão.
Uma empresa na prática, funciona de maneira muito divergente daquilo que é imaginado. Existe a necessidade de coletar dados do futuro negócio e do ramo de mercado em que ela estará inserida.
O lado bom é que com muito estudos e projeções, será possível analisar dados que indicarão o funcionamento da empresa, até mesmo antes desta ser criada. Assim aumenta-se as chances de garantir um futuro de sucesso em relação à renda recebida e lucros.
Um meio de prever o investimento necessário e possível retorno é a viabilidade financeira – o dado é fundamental para a segurança do negócio e saber onde investir o dinheiro e focar os esforços. Com os dados certo evita-se erros na formulação de um projeto, evitando sustos para o empreendedor.
A viabilidade financeira é um dado calculado em cima de despesas e lucros. Ela permite calcular se o investimento de tempo e dinheiro necessário para colocar em prática um plano ou projeto é viável para seus investidores. Mostra dados reais sobre o provável retorno financeiro de acordo com a injeção de dinheiro e a análise de mercado.
Um empreendedor deve se preocupar com a viabilidade financeira sempre que for preciso fazer investimentos. As situações mais comuns para o uso dessa ferramenta na prática incluem: a abertura de uma nova empresa, expansão de negócios, surgimento de novas sedes, investimento em equipamentos, novas estratégias, ações e outros.
O principal motivo para utilizar esse método é diminuir os riscos, evitando que projetos sem o retorno da quantidade mínima de lucros necessário sejam realizados. Ele é um norte e um guia para empreendedores. Direciona as decisões empresariais em escolhas mais promissoras.
Muitas vezes a viabilidade financeira é feita para comparar dois projetos, vendo qual terá mais sucesso. Isso porque nem sempre existe capital para que todos os planos de uma empresa sejam postos em prática. Assim, compará-los pode tornar a escolha mais fácil e certeira.
É preciso reunir alguns dados para analisar a viabilidade financeira e escolher as decisões corretas. Esses dados mudam conforme as particularidades de cada empresa, necessitando pequenas alterações para que a análise seja feita. Veja abaixo tópicos que precisam ser levados em consideração na maioria dos casos:
Este estudo mostra a sazonalidade de produto ou serviços. Por exemplo, ao lançar um protetor solar no mercado, sabe-se que ele tem sua sazonalidade no verão, aumentando as vendas nesta época do ano. Quando bem-feita, a viabilidade financeira também mostra a aceitação do público-alvo e a variação de vendas de acordo com a situação econômica. Deve-se considerar outros dados relacionados ao mercado e ramo do empreendimento.
Visualiza os investimentos, custos e despesas em um determinado tempo. Costuma-se utilizar intervalos de dois, ou cinco anos a partir do início do projeto. Não se recomenda utilizar uma visão muito positiva, para evitar possíveis frustrações. Uma boa projeção leva em conta dados realistas sobre o mercado e investimentos. Não se deve esquecer que ao aumentar a renda de um negócio, as despesas e custos operacionais também acabam sendo maiores. Saber quais serão esses gastos e a forma que eles funcionam (aumentando ou diminuindo) é fundamental.
Com a mensuração dos dados obtidos são feitos 3 tipos de cálculos - um para um cenário otimista de mercado, outro para um cenário neutro e mais um para um cenário pessimista. Com as diferenças de valores entre esses três casos fica visível uma proposta mais perto da realidade.
Quando se trata de negócios que estão se iniciando, a viabilidade financeira é fundamental para montar o plano de negócio, que projeta os ganhos financeiros do futuro. Para haver o retorno do dinheiro investido em um projeto deve-se analisar alguns indicadores, os principais deles são:
Suponha que você irá abrir uma barbearia em determinado bairro. Este bairro tem 100 mil pessoas, porém seu serviço é focado apenas para homens. Do total de moradores, apenas 45% são do sexo masculino. Ou seja, o público alvo corresponde a 45 mil pessoas, que representa uma queda dos 100 mil habitantes do total inicial.
Ao longo do mês, espera-se que 10% desses homens irão usufruir dos serviços prestados. Ou seja, do total do Target, apenas 4.5 mil homens irão frequentar a barbearia por mês.
Existem preços diversos para os serviços e produtos fornecidos. Ao calcular a média de dinheiro gasto por clientes em cada visita à barbearia, ou seja, o ticket médio, se obtém o valor de 50 reais. Somando todos os gastos feito pelos clientes, no final do mês a barbearia recebe cerca de 225 mil reais.
Se os 225 mil reais corresponderem ao faturamento máximo possível no negócio, será preciso avaliar em quanto tempo a barbearia conseguirá atingir o ganho dessa quantia de dinheiro.
Vale ressaltar que nos primeiros meses após a inauguração, as empresas costumam gerar menos lucro. O dinheiro vai cada vez mais, conforme se populariza a barbearia, até atingir o máximo de 225 mil reais. Para isso será preciso fazer a projeção do tempo necessário desde o início do negócio, até o faturamento desejado.
Da mesma maneira que é necessário calcular o dinheiro que entra no negócio, é preciso calcular o dinheiro que sai. Nessa parte avalia-se os investimentos e custos operacionais exigidos para que a empresa possa funcionar. O cálculo ira incluir:
Ao somar todos os valores necessários, chega-se finalmente na viabilidade financeira. Qualquer empresa que queira economizar tempo e dinheiro na tomada de decisões pode usufruir desse modelo de planejamento.
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