CONVÊNIOS

ACIAA realiza pesquisa com população durante 2º Feira Sabores das Colônias 2023

quinta, 14 de dezembro de 2023

A ACIAA (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária) participou da 2ª Feira Sabores das Colônias 2023, realizada de 6 a 10 de dezembro no parque Cachoeira, promovida pela Prefeitura

 

Durante os dias 6 à 10 de dezembro, a ACIAA - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária participou da 2ª Feira Sabores das Colônias 2023, promovida pela Prefeitura Municipal no parque Cachoeira. Aproveitou a oportunidade para realizar entrevista com visitantes do evento e identificar os hábitos de consumo da população local. Os dados foram obtidos através de uma pesquisa realizada no estande da ACIAA e os participantes concorreram a sorteio de ingressos para o Araucária Acqua Park. A iniciativa tem a finalidade de conhecer ainda mais o perfil do consumidor araucariense e aplicar melhores estratégias nas ações promovidas pela ACIAA aos seus associados e classe empresarial.  

Segundo Aécio Novitski, presidente da ACIAA, é muito importante acompanhar as mudanças no perfil e comportamento do consumidor. “Temos que estar atualizados, entender as variações de perfil e trabalhar com diferenciais que sejam atrativos aos olhos dos consumidores, pois isso gera melhores resultados durante processo de venda de produtos e serviços”, enfatizou. 

Para Fernanda Dutra, Diretora na ACIAA, a pesquisa contribui para o fortalecimento da economia local, pois ao compreender e atender às demandas locais, os comerciantes, por intermédio da Associação, podem somar forças e atuar juntos nos pontos a melhorar e assim promover o desenvolvimento sustentável da região.

Os colaboradores da ACIAA, Silvana, Patrícia, Maiara e Victor, em comum acordo, revelaram que conhecer o perfil dos clientes é muito útil na hora do atendimento ao cliente. Comentaram que alguns aspectos identificados na pesquisa já são percebidos no dia a dia das empresas e durante as negociações. As informações referentes ao comportamento do consumidor representam uma ferramenta a mais na hora de traçar as estratégias de marketing da empresa. “Observamos que o atendimento ao cliente foi o item mais relevante nas respostas. Procuramos dentro da ACIAA transformar este tipo informação em capacitação para empresários e funcionários, para que haja retorno satisfatório para a empresa”, afirmou a equipe.

O gerente executivo da Associação, Gustavo Alves, explicou que a ideia de divulgar os dados do perfil do consumidor junto aos meios de comunicação da ACIAA e seus associados surgiu da necessidade de preparar o empresário para a velocidade do mercado atual. “Na dinâmica do mercado de hoje, existem modificações de conceito a todo momento. São mudanças de hábitos e necessidades do consumidor. É preciso que os empresários acompanhem as inovações e sempre estejam atentos nas tendências de mercado, além de realizar investimentos nas áreas de marketing e propaganda”, ressaltou.


 

Dados da pesquisa:
196 respostas

Cidade de residência:
77% - Araucária
10% - Curitiba
5% - Contenda 
8% - outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba 

Idade:
29% - 30 a 40 anos
24% - 18 a 30 anos
22% - 40 a 50 anos
13% - acima de 50 anos
12% - até 18 anos

Gênero 
67% - mulher
33% - homem

Atualmente está empregado ou tem negócio próprio?
76% - sim
24% - não

Onde costuma fazer suas compras, de modo geral (supermercado, confecções, materiais de construção, etc)
76% -Araucária 
18% - Curitiba
2% - Contenda
1% - Lapa
3% - outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba 

Prefere lojas físicas ou compras on-line
71% - físicas 
29% - on-line

O que te faria comprar mais nas lojas físicas de Araucária?
22% - menor preço
19% - variedade de produtos e serviços 
15% -atendimento melhor
14% - horário de atendimento ampliado 
12% - estacionamento facilitado 
8% - conforto e comodidade 
4% - trânsito melhor 
4% - mais segurança
2% - shopping

O que considera ponto positivo, de modo geral, nas lojas de Araucária?
29% - atendimento 
28% - conforto e comodidade
14% -segurança
12% - variedade de produtos e serviços
3% -estacionamento facilitado 
3% - horário de atendimento ampliado
3% - trânsito 
2% - preço bom
2% - proximidade com residência ou local de trabalho 
2% - relacionamento de amizade 
2% - outros aspectos 

O que considera ponto negativo, de modo geral, nas lojas de Araucária?
22% Estacionamento
21% - atendimento 
16% - variedade de produtos e serviços
13% - horário de funcionamento 
11% - preços
8% - trânsito  
4% - segurança
3% - nenhum ponto negativo
2% - ser mais atrativo 

Dê uma nota de 0 a 10 para a feira
68% - nota 10
14% - nota 9
12% - nota 8
4% - nota 7
1% - nota 5
1% - nota 4

Fonte:

Galeria de Fotos