ACIAA recebeu a terceira plenária do Conselho AvançAraucária em 2024
sexta, 10 de maio de 2024
A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA) foi palco da reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária - AvançAraucária. Com a proposta de reuniões itinerantes, a ACIAA, entidade que faz parte do AvançAraucária, se disponibilizou em receber o evento no dia 26 de abril de 2024.
Trinta pessoas, entre membros titulares, suplentes e convidados compareceram à plenária, que foi dirigida pelo Dr. Simon Gustavo Caldas de Quadros, vice-presidente do Comitê Gestor e procurador geral do município, pois na ausência do presidente Juscelino Katuragi, conforme determina o Regimento, o indicado é um dos vice-presidentes para conduzir a reunião.
Após abertura oficial, breve apresentação de cada ator e uma fala do Aécio Novitsk, presidente da ACIAA, que deu boas-vindas e contou um pouco da história da Associação.
No período de exposições, a FAFEN abriu as apresentações contando um pouco da história da empresa e dos produtos que produzia e voltará a produzir na planta de Araucária, como, por exemplo, ureia, amônia, ARLA (Agente Redutor Líquido Automotivo), gás carbônico, enxofre, pellets de carbono e metanol. Inclusive, quando retomar as atividades, será a maior fabricante de ARLA do mundo, produto este que é um agente redutor de emissão de poluentes, transformando os tóxicos óxidos de nitrogênio em materiais não-nocivos, utilizado nos motores a diesel. Rafael Palenski, que dirigiu a apresentação, ainda falou do parque ecológico, localizado dentro da fábrica e a plantação de quarenta mil mudas de árvore. Ricardo Marinho, também da FAFEN, falou da complexidade para formar trabalhadores em função do processo que é executado na empresa. Disse ainda, que quando a empresa estiver em plena atividade deve chegar a cinco mil empregados. Marinho complementou que a FAFEN não é importante apenas para Araucária ou o país, mas para todo Cone Sul. Com a retomada das atividades, inclusive o ramal ferroviário deve voltar a operar com ações inovadoras e novas parcerias.
Luiz Zaia, do SEBRAE, também vice-presidente do Comitê Gestor do AvançAraucária, disse que para cada emprego em uma grande empresa, gera ao menos cinco na base, movimentando o comercio local, o setor de locação, entre outros e que o SEBRAE está animado com a oportunidade da volta da operação da FAFEN.
A segunda apresentação do dia ficou por conta da Parnaplast, que contou a história de cinquenta anos da empresa, hoje fazendo parte do grupo FCO Group, que administra, além da Parnaplast, mais cinco empresas: Plaszom Embalagens, MDG Filmes, DMG Log, GDM Plásticos e Inbrasel. A empresa araucariense foi fundada por Francisco Zomer, tem área de noventa mil metros quadrados e atua em soluções na área plástica. Hoje a Parnaplast também trabalha com exportação, o que tem alavancado a tecnologia da empresa. Além do setor alimentício, a organização atende a Becton Dickinson (BD) em campanhas de vacinação. Operando em três turnos, a empresa conta com certificações como a ISO 9001:2015 e FSSC 2200, esta voltada a norma de alimentos. São trezentos e vinte e dois colaboradores atuando na empresa. Ao final da apresentação, Marinho, da FAFEN, falou sobre a reengenharia do descarte do plástico e de alguns projetos sociais referente ao tema e que seria possível um alinhamento entre FAFEN e Parnaplast para este caso. Fernanda Lopata, do SEBRAE, sugeriu para este alinhamento entre FAFEN e Parnaplast uma reunião com participação também da Associação de Reciclagem local e que o tema fosse levado para discussão mais ampla para a Câmara Técnica de Sustentabilidade Socioambiental. Vinicius Luiz Kremer, que fez a apresentação da Parnaplast, falou sobre uma pesquisa realizada pelo grupo Pão de Açucar para embalagens em que mostra um desperdício de trinta por cento em hortifruti e que a Parnaplast, buscando solucionar este problema, trabalha com um produto plástico respirável, ultramoderno.
No período de acompanhamento das ações, Dr. Simon falou sobre a audiência da REPAR e a indenização de 1,4 bilhão e a intenção de utilizar parte do montante para revitalizar o Alto Iguaçu, chamada também de Vale do Alto Iguaçu, após formalização de documento que deverá ter assinatura de todos os atores do Conselho e dos municípios envolvidos. Dr. Simon explicou ainda sobre o relatório da Agenda 2030, um programa da OCDE sobre as ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em que Araucária faz parte do estudo, um projeto piloto e tem atingido bons índices dentro das 17 ODSs. Ainda no tema de acompanhamento das ações, sobre o Parque Tecnológico Biotech Center, Jair, secretário executivo do AvançAraucária, apresentou as ações realizadas, a evolução de todo o processo e sobre a Missão Técnica, que será realizada em 24 de maio, no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, um dos maiores e melhores do país. Quanto a submissão do projeto do Parque Tecnológico ao chamamento público da Fundação Araucária e Separtec, o resultado sairá no final do mês de maio.
No momento da palavra livre, Aécio Novitsk, membro titular do AvançAraucária e presidente da ACIAA, propôs fazer um convite a Via Araucária para participar da próxima reunião para falar sobre a questão da concessão da BR 476 (Rodovia do Xisto) e da PR 423.
Fernanda Lopata falou dos encaminhamentos sobre o Fórum Geral de Instituições Líderes, que será realizado no Auditório Zilda Arns, na REPAR, dia 13 de junho e apresentou um formulário que seria enviado ao grupo da plenária para que todos pudessem indicar lideranças do município que ainda não fazem parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico para participar do evento.
A data da próxima plenária também foi modificada, antecipada na verdade, pois estava prevista para acontecer no dia 31 de maio, mas como dia 30 é feriado de Corpus Christi, a maioria da plenária aprovou a antecipação para dia 29 e Fernando Furlan, da Parnaplast, membro do titular do AvançAraucária pela AECIAR, colocou esta Associação à disposição para o próximo encontro.
Fechando a reunião plenária, Dr. Simon leu um poema do livro de Emiliano Perneta, considerado o príncipe dos poetas do Brasil, que, inclusive, morou em Araucária. A poesia era sobre o Rio Iguaçu.
PRESENTES
Estiveram presentes na segunda reunião plenária de 2024:
COMITÊ GESTOR
Juscelino Katuragi – Presidente.
Simon Gustavo Caldas de Quadros – Vice-Presidente (Procurador-Geral do Município).
Ricardo Escher – Vice-Presidente (representante OAB).
Luiz Roberto Henriques Zaia – Vice-Presidente (representante SEBRAE).
Jair Rodrigues Dias Junior (Secretário Executivo).
MEMBROS DA PLENÁRIA
Aécio Novitski – Titular (ACIAA).
Lucas Odppis Zital – Titular (ACIAA).
Daniel Francisco Roberto – Titular (ACIAA).
Gustavo Alves – Suplente (ACIAA).
Lenice Alberton – Suplente (ACIAA).
Marinalva Aparecido H. de Melo – Suplente (ACIAA).
Fernanda Lopata – Suplente (SEBRAE).
Fernando Furan Cardoso – Titular (AECIAR).
Viviane Nery dos Santos – Suplente (Secretaria de Finanças).
Nivaldo Borba (Secretaria de Inovação, Tecnologia, Ciência e Desenvolvimento Econômico).
Rogério Moreira de Oliveira – Suplente (TECPAR).
Luciana Delasunção (FIEP).
Claudio Roberto Fonseca (Representante do setor de Ensino Superior) - Unifacear.
CONVIDADOS
Ricardo Marinho (FAFEN).
Rafael Palenski (FAFEN).
Everaldo Marnedt (Parnaplast).
Vinicius Luiz Kremer (Parnaplast).
Michele Riqueti Tesser (SEBRAE).
Vilson Poltronieri Junior (SEBRAE – Colombo).
Marco A. Gastão (Prefeitura de Colombo).
André Albuquerque (Terra Nova).
Marcos Vicente (ACIAA).
Stephany C. S. Medeiros - Melo Advogados.
Tiago Faro – Geplan.
Galeria de Fotos