CONVÊNIOS

PRESIDENTE DA CACILESTE, JUSCELINO KATURAGI E SUPERINTENDENTE DA FACIAP MÁRCIO VIEIRA REALIZAM ENTREGA DE KITS À FAMÍLIAS CARENTES

terça, 30 de novembro de 2021

Nesta terça-feira, 30 de novembro, o superintendente da Faciap, Márcio Vieira, e o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais, Industriais e Agrícolas da Região Sudeste do Paraná (Cacileste), Juscelino Katuragi, realizaram a entrega de kits compostos por alimentos e produtos de higiene e limpeza para cerca de 250 famílias cadastradas no projeto “Prato Cheio Para o Desenvolvimento”. Esta ação é nacional e visa mitigar os efeitos da crise provocada pela Covid-19 por meio da distribuição de itens essenciais, fortalecendo a cultura de solidariedade e a compra local, já que todos os itens que compõem os kits foram comprados de comerciantes das próprias regiões contempladas. 

O público-alvo desse projeto são as cidades com menos de 50 mil habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, que se caracterizam como os mais vulneráveis do país e que têm maior dificuldade de acesso às políticas sociais. A única cidade do Paraná a se encaixar nos critérios foi Doutor Ulysses.

A Faciap realizou toda a operação que envolve logística de entrega, contato com as famílias, prestação de contas, entre outros. “A maior importância desse projeto é poder contribuir com famílias em condições de vida precárias, tanto que foi escolhido Doutor Ulysses, cidade com menor IDH do estado. Além disso, esta é uma ação de responsabilidade social da Faciap e vai ao encontro de sua missão, de fomentar o comércio local. Sabemos que não será suficiente para suprir todas as necessidades das famílias, mas vai ajudar”, disse a analista de Recursos Humanos da Faciap, Jacymara Coelho.

Sobre o projeto

Fazem parte da realização desse projeto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o apoio do Sebrae Nacional; da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR); a Fundação Hermann Hering, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), o Banco do Brasil e a Faciap. Estas entidades se uniram para criar a iniciativa, motivados pela crise trazida pela pandemia de Covid-19, que tem afetado especialmente as famílias mais vulneráveis do país.

Desafios

Os gestores municipais têm enfrentado uma série de desafios para manter a capacidade dos serviços de saúde e também o atendimento a uma demanda crescente da população mais carente de nosso país por auxílios sociais, tendo em vista que a principal medida de contenção para a doença – o isolamento social – provoca uma brusca freada na atividade econômica e impede que essa população carente consiga obter pelo menos uma renda mínima, passando a ser dependente dos programas públicos para sobreviver.

Fonte:

Galeria de Fotos