PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Prefeitura apresenta proposta de decoração da cidade no Natal

quarta, 01 de setembro de 2021

Uma ornamentação simples, mas que contemple o centro da cidade, praças, parques, bairros e prédios públicos e a criação de um roteiro de turismo natalino. Estas são as principais propostas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para o Natal e foram apresentadas na manhã desta quarta-feira na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP). A simplicidade é decorrência das dificuldades econômicas e a limitação financeira do município. O encontro foi aberto aos lojistas, mas poucos compareceram.

 

O secretário Carlos Emanuel Rodrigues disse que a Prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de adquirir mil unidades de enfeites de Natal, como cajados, estrelas e bolas para serem fixados na cidade. Mas numa vistoria in loco verificou-se que seria inviável a fixação.

 

A proposta é usar as árvores de Natal que o município já dispõe, de 3 e 6 metros de altura, adquirir mais 40 unidades e espalha-las pela cidade. “Não vamos concentrar na Praça dos Pioneiros, embora tenha atraído muita gente para lá”, disse o secretário.

 

A ideia é contemplar o centro, Jardim Ipê, Teatro Municipal, Prefeitura, Parque Ouro Branco, imediações do terminal Rodoviário entre outros. Na Prefeitura haveria um presépio a na Praça dos Pioneiros a Casa do Papai Noel. Também está em avaliação a ornamentação dos pórticos existentes na cidade.

 

TURISMO - Rodrigues e o diretor de Turismo da Secretaria, César Henrique Villela dos Reis de Oliveira, informaram que será criado um roteiro turístico natalino. A ideia é que nos principais pontos tenha uma placa com QR Code informando o próximo ponto turístico. A ideia é que o último ponto seja na Prefeitura, para que o visitante permaneça, depois da visita, no centro comercial.

 

Vai contribuir também para atrair os consumidores da região o Concurso de Vitrines, que a SEDEC está trabalhando para mudar a premiação: em vez do valor em descontos em impostos e taxas municipais, que o recurso seja repassado em dinheiro para os vencedores. “Isto vai estimular mais gente a participar do concurso”, acredita o secretário.

 

Este roteiro e a ornamentação deverão ser ampliados para o próximo ano. “A Prefeitura gastou cerca de R$ 600 mil por mês com o Hospital de Campanha. E agora não temos o recurso que gostaríamos para fazer algo maior.  Mas para o ano que vem a situação será outra. E nós já estamos trabalhando agora, fazendo projetos em busca de recursos nos ministérios e através de emendas parlamentares, para que o Natal de 2022 tenha uma melhor ornamentação”, anunciou Carlos Rodrigues.

 

Por sua vez, o empresário Luís Paulo Hurtado, diretor de assuntos de comércio da ACIAP, vereador e Líder do Prefeito na Câmara, disse que está desde o início do ano cobrando da Administração Municipal uma ornamentação natalina. “Se gastou muito com a pandemia, mas estamos buscando alternativas”, disse ele. “Mas o ano que vem será melhor”, garantiu.

 

O gerente da ACIAP, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli lamentou a pouca participação de lojistas na reunião, lembrou que a entidade está fazendo a campanha de Natal, como sorteio de R$ 300 mil em prêmios sem custo para os associados e se colocou à disposição parta ajudar os lojistas. Agradeceu o apoio da Prefeitura e do diretor e vereador Luís Paulo, que tem representado a categoria na Câmara Municipal.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Aciap

Galeria de Fotos