PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ACIMA - 43 anos de história.

segunda, 18 de maio de 2020

43 Anos de Associativismo e Desenvolvimento

Em 30 de abril de 1977, nas dependências do Clube Esportivo Aymoré, houve uma reunião denominada Assembleia Geral para discutir a fundação da Associação Comercial e Industrial de Matelândia, a ACIMA. Em caráter provisório, nomeou-se naquela oportunidade uma Diretoria de organização dos tramites necessários para criação da  ACIMA. Esta diretoria provisória, contava com a participação do Sr. José Ramos Filho como presidente, o Sr. Olmar Gavazzoni como secretário, o Sr. Amantino Pandolfo como tesoureiro e o Sr. Ederaldo C. Camargo responsável pelas relações públicas.

Este “time” seria o principal responsável por pelos detalhes da Constituição do Estatuto, mobilização de empresários entre outros necessários para a fundação de uma entidade tão importante, e segundo combinado, na sequencia sim se realizaria a eleição e Posse dos nomes que iriam compor a primeira diretoria oficial da ACIMA.

Só em 18 de maio de 1977, discutiu-se e aprovou-se o primeiro estatuto, e consolidou-se a fundação da ACIMA – Associação Comercial e Industrial de Matelândia. Esta foi composta pelas seguintes empresas:

Ildo Faller

Vitorio A. Reginato

Auto Posto e Acessórios Ramilândia

Dautas e Ribeiro

Hermes Macedo S/A

Madeireira Sul Americana Ltda

Lojas Vigorelli

Rádio Matelândia Ltda

Fundicão Bandeirantes Ltda

Papelaria Cultura Ltda

Plásticos Matelândia S/A

A Sportlandia

Supermercado Matelândia S/A

Comercial Matelândia Ltda

Teruo e Kassia Okada Ltda

Metalurgica Debona Ltda

Oficina Mecanica Tres D`Car  Ltda

Comercial Armarinhos Franco Ltda

Jorge Jesus Ltda

Nativa Comercio de Cereais e Café Ltda

Sindicato Rural e Patronal de Matelândia

Colonizadora Matelândia Ltda

Dr Ari Silvestre

Selida Harmel Zwerewvicz Ltda

Papelaria Alva Ltda

Madeireira Ata

Catarina Ltda

Transportadora Bertarioli Ltda

Tropical Madeiras Ltda

Santi e Branco Ltda

Secos e Molhados Martini Ltda

Na sequência desta história, em 18 de junho de 1977, aconteceu a Eleição e Posse da primeira diretoria da ACIMA, tendo como:

Presidente: Sr. Ari Silvestre

1º Vice : Igno Maimar

2º Vice : Carlos Henrique Catharino

Secretario Geral: Waldir Ustsh

1º Secretário : Antonio Manoel Franco

2º Secretário: Gelso Saceli

Tesoureiro Geral: Aucelmo Gouadeses Orlando

1º Tesoureiro: Alcides Bascheti

2º Tesoureiro: Giubelino Valcarenghi

Conselho Deliberativo: Oliveira Mendonça, Alcide Turri, Claudir Reginato, Saul Debona, Ildo Faller, Abelio Custodio Jorge, Santo Zancheti, Edilson Dalcsa Rodrigues, Alexandre Massarolo, Amantino Pandolfo, Ary Zwerewicz, Mario Oro, Altenor Bertacoli.

Iniciando suas ações, o primeiro serviço implantado na ACIMA foi o SEPROC, hoje denominado SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Observa-se também que o primeiro curso apoiado pela ACIMA foi um curso para garçons, ainda no ano de sua fundação. Desde aquela época, já havia a preocupação com a inadimplência e com capacitação de pessoas. No decorrer dos anos, criou-se o Festivendas, com o objetivo de fomentar as vendas do comércio local entre outras inúmeras ações.

E assim foi se construindo uma história, cheia de desafios e avanços significativos, graças à participação e apoio de cada empresa, cada presidente, cada diretor, cada colaborador, cada parceiro que aqui deixou sua parcela de contribuição.

Os tempos mudaram e a ACIMA acompanhou estas mudanças. A entidade que ora havia sido fundada para representar a indústria e comércio local, hoje tem uma Missão ainda maior e clara para todos os envolvidos em suas ações. Esta missão consiste em “Estimular, desenvolver e integrar o meio empresarial e a comunidade por meio do associativismo.”

Somos “AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL”, por isso, todas as ações pela ACIMA realizadas estão de alguma forma fundamentadas em prol do Desenvolvimento Local. Sempre prezando pela ética, profissionalismo, transparência, credibilidade, comprometimento e o suprapartidarismo que são nossos valores.

Prova disso, foi no ano de 2019 a Entidade receber o selo ouro no PCGF - Programa de Certificação em Gestão da FACIAP (Federação das Associações Comerciais do Paraná) que tem como objetivo alavancar o seus respectivos desempenhos organizacionais, através da melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão, para que se tornem sustentáveis e gerem valor para seus associados e comunidades. 

Atualmente a ACIMA também está profissionalizando os funcionários e Diretores através da criação e implementação de processos internos de gestão, junto a Honorato Consultoria e CACIOPAR, visando melhorar ainda mais a sua atuação como agente de transformação local e também buscando sua sustentabilidade.

Fonte:

Galeria de Fotos