PROGRAMA
EMPREENDER

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Caciopar

segunda, 17 de setembro de 2018

Caciopar reúne diretores para dinamizar ações de planejamento

Na oficina de ações realizada em maio, em Toledo, a nova diretoria da Caciopar  e os executivos das Aces dos coordenadores das quatro microrregionais da coordenadoria definiram 15 propostas como estratégicas para a gestão que vai até a metade de 2020. No último sábado, na Acimacar em Marechal Cândido Rondon, a diretoria e esses executivos voltaram a se encontrar com o desafio de ajustar e de harmonizar pontos de um alinhamento para o bom andamento dos trabalhos. A atual diretoria tem Alci Rotta Júnior, de Cascavel, como presidente.
A primeira fase da reunião abriu espaço à prestação de contas da entidade referente a março até agosto de 2018. Mesmo com as dificuldades de um ano de oscilações, o resultado é superavitário e as contas foram aprovadas por unanimidade. Então os presentes foram informados sobre melhorias no software de gestão do planejamento estratégico. A partir de agora ele permite, entre outras coisas, anexar arquivos de qualquer formato e extensão.
Os diretores tiveram acesso detalhado sobre o que foi feito em cada uma das 15 ações em quatro meses de atividades. Quatro delas mereceram atenção especial devido às inúmeras fases técnicas necessárias para que pudessem ter sequência. Os presentes foram divididos em quatro grupos com a finalidade de debater e encontrar meios para os devidos encaminhamentos – 1º Encontro Regional do Conselho de Executivos e ações de sustentabilidade das associações comerciais, elaboração do calendário de eventos de 2019, alterações de estatutos das entidades e da Caciopar e adoção de um sistema de cobranças e melhorias no SPC.
 
Encaminhamentos
Um representante de cada grupo apresentou os pontos elencados como encaminhamentos para cada ação debatida. Ficou previsto que o 1º Encontro Regional do Conselho de Executivos terá como foco Excelência na gestão das Aces e na prestação de serviços. A intenção é realizá-lo no dia 15 de fevereiro de 2019. Quanto à sustentabilidade das Aces, a prioridade será otimizar os resultados do Serviço de Proteção ao Crédito. Sobre a agenda de eventos, ficou estabelecido que a abertura dos trabalhos da Caciopar em 2019 será no dia 22 de março, na Acic em Cascavel, com a aposição da fotografia de Leoveraldo de Oliveira na Galeria de Ex-presidentes da Coordenadoria.
Em comemoração aos 43 anos da Caciopar, ficou decidido que no dia 20 de abril será realizada reunião de diretoria na Acipa em Palotina. Já em 18 de maio vai ser desenvolvida reunião empresarial prevista para ser realizada em Nova Santa Rosa e em junho acontecerá o 5º Congresso da Caciopar juntamente com o Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento. Os trabalhos retornarão em agosto com assembleia geral extraordinária e reunião empresarial prevista em Santa Tereza do Oeste. No mês de setembro, os diretores optarão por uma viagem técnica ao Paraguai ou por uma reunião empresarial em Jesuítas. 
O encerramento do calendário de 2019, com reunião empresarial, será em 19 de outubro em Foz do Iguaçu. Depois, em novembro, será realizada Convenção da Faciap e no dia 22, em Cascavel, a última reunião de diretoria da Coordenadoria no ano. Quanto às alterações nos estatutos das Aces ficou acertado que o corpo jurídico e diretores das associações comerciais vão se reunir, em outubro de 2018, para apresentar uma proposta com pontos-padrão que deverão ser empregados por todos. E quanto ao da Caciopar a gestão será no ano civil ou seja, janeiro a dezembro, eleição sempre em anos pares, inclusão de diretoria da Unicaciopar e estudo sobre isenção tributária à Coordenadoria.
 
SPC
Os diretores propuseram ao Serviço de Proteção ao Crédito reunião em Toledo para conhecer a nova proposta do sistema de cobrança que está como piloto na Acit. No mesmo evento haverá apresentação do sistema de cobranças já utilizado pela Associação Comercial e Empresarial de Cafelândia. O diretor do SPC da Faciap, Claudenir Machado, estará presente e deverá dar detalhes de ações da Federação para o fortalecimento do Serviço de Proteção ao Crédito para as Aces ligadas à Coordenadoria.
 
Legenda: Diretores em encontro no sábado na Acimacar em Marechal Cândido Rondon
 
Crédito: Assessoria
 
--
 
(retranca)
 
As 15 ações do PE de 2018/2020
 
As propostas de trabalho definidas em oficina, em maio em Toledo, pela diretoria sob a presidência de Alci Rotta Júnior, de Cascavel, são as seguintes:
 
- Ações das microrregionais 1, 2, 3 e 4
- Caciopar Mulher
- Caciopar Jovem
- Conselhos de Executivos da Caciopar
- Moção – Caciopar (Reforma Tributária)
- Moções Caciopar e POD – (sanidade, energia, Ferroeste e Aeroporto Regional do Oeste do Paraná)
- Seminário dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Econômico
- Campanha Vote Certo
- Programa Empreender (sensibilizar, implantar e fortalecer)
- Alterações estatutárias
- Gestão (RH, processos internos, finanças e mercado)
- Profissionalização da UniCaciopar
- Propostas de ações para cobranças e SPC às Aces da Caciopar

Fonte: http://www.caciopar.org.br/noticia/111132?20180917114746

Galeria de Fotos