PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Negócio
quinta, 17 de novembro de 2016
Diversidade geracional: sua empresa está lidando bem com essa questão?
O segredo está na forma como sua organização lida com o assunto
O mercado de trabalho tem se reconfigurado nas últimas décadas. Em uma ponta, profissionais cada vez mais jovens chegando às empresas. Na outra, veteranos permanecendo mais tempo em atividade. E entre os dois extremos um espectro variadíssimo de idades. A consequência chave é um cenário altamente diversificado, com visões, posturas, planos e modos de trabalhar muito diferentes. Isso é bom? É ruim? O segredo está na forma como sua organização lida com o assunto.
Vanessa Almada, especialista de treinamento da 3M do Brasil afirma ver alguns desafios nesse contexto e ressalta que o primeiro deles é entender que não é só a geração "novata" que importa. "Olhar para as que estão chegando é legal, mas o desafio hoje é olhar para dentro. Quantas gerações eu tenho trabalhando juntas? É preciso olhar para dentro para saber quem são meus talentos, independente da idade", afirma.
E aí entra o segundo desafio, de acordo com Vanessa: transformar os conflitos em encontros. "Como colocar o jovem como alguém que contribui? Os jovens de hoje são imaturos, inseguros, querem feedback a todo momento, como dizem? Então, como posso trabalhar a liderança para lidar com isso? Entender como usar o melhor de cada um, em prol das estratégias da organização", complementa Vanessa.
A especialista ressalta, porém, que resolver esse assunto na prática é mais complexo do que se imagina. "Parece simples, tanto que o tema 'faixa etária' poucas empresas trabalham. É bem desafiador. Você tem que promover conversas. Despertar o interesse no ponto de vista do outro", complementa.
Como usar a diversidade a favor da organização
Nesse aspecto, o desafio principal é tirar os rótulos, afirma Vanessa. "Aqui na 3M fazemos várias sessões de conscientização. Quais gerações existem? Qual é o nome que o mercado dá? Por que são assim? Por que temos esse comportamento? O que aconteceu no mundo que interferiu no mindset e na forma de agir de cada geração? Essas sessões têm ajudado as pessoas a serem mais pacientes com coisas que eles geralmente estereotipam", explica a especialista da 3M.
O que gera os conflitos?
Pressuposições. Para Vanessa Almada, é aí que reside a principal causa de conflitos de cunho geracional nas organizações. "Eu tenho um chefe mais velho e assumo que ele não sabe fazer algumas coisas. Ou eu sou X e olho para os estagiários e digo: 'Meu Deus, quanta inconsequência'. Ao contrário disso, devemos ir lá ajudar. É isso que trabalhamos aqui na 3M", explica.
"Já houve casos de eu ter que me predispor à proposta de uma pessoa com metade da experiência que eu e o resultado foi muito bom. A tradição é o mais velho ensinar o jovem. Mas o inverso já é uma realidade. A mentoria reversa é uma realidade. Agora calça o sapato do outro e vai andar também, não fica aí parado", complementa.
E você, na sua organização, está pronto para lidar com as diferenças e tirar o melhor proveito delas?
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Missal se prepara para o 14º Feirão Ponta de Estoque com grandes descontos nos dias 01 e 02 de agosto
Café com Malavota em Medianeira
Palestra com Hanor Santos aborda como a gestão de custos pode transformar resultados nas empresas
ASSOCIADOS
BICICLETARIA PARANÁ
RUA BRASIL
Telefone: (45) 3244-1599
DISAM
LI DOIS PINHEIROS S/N
Telefone: (45) 4052-1017
PLANTA MAQUINAS AGRICOLAS
AVENIDA IGUAÇU
Telefone: (45) 3565-7144
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 ACIMI. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES
ACIMI e os cookies: nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência na navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade .
Data de emissão: 03/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|