Associativismo

sábado, 06 de outubro de 2012

ASCOAGRIN PARTICIPA DA 23ª CONVENÇÃO FACIAP

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná realizou, em 30 de setembro, 1º e dois de outubro, em Foz do Iguaçu, a 22ª Convenção Anual Faciap – Empreender, Cooperar Associar para um Mundo Melhor. Associativismo, A Força do Paraná.
A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul Ascoagrin), participou da convenção com o presidente, Carlos Vanderley Porfírio, o diretor de Indústria, Tarcísio Sartori, e a secretária executiva, Andressa Stamm.
A programação foi diversificada e teve vários painéis, palestras, plenárias, entrega do Prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável 2012, debates, entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2012, 3º Prêmio IPPEX Excelência em Comércio Exterior, e feira de produtos e serviços.
Um dos pontos altos da convenção foi a palestra magna, proferida pela Ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.
O presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio, destacou a importância da participação na convenção, pela troca de conhecimento e de experiências, e pelos contatos positivos feitos durante o evento.
Os Paineis técnicos mostram a gama de produtos e serviços da Faciap:
CEME/PR
A força da mulher no setor empresarial foi amplamente debatida e provada em números pela presidente do CEME/PR, Maria Salette Rodrigues de Melo. “Hoje temos 94 conselhos ativos no Paraná e outros dez novos conselhos estão prontos para serem iniciados”, comemorou.
Convidado para palestrar durante o painel do CEME, o professor Amauri Crozariolli afirmou que a participação da mulher no associativismo e no cooperativismo projeta um crescimento muito mais rápido a esses setores da economia. O presidente da Faciap Paraná, Rainer Zielasko, também celebrou o fato de o Paraná ser o estado com maior número de conselho de mulheres formados no Brasil.
Junta Comercial do Paraná (Jucepar)
Durante o painel dos Escritórios Regionais da Jucepar, o presidente da entidade e do Conselho Superior da Faciap, Ardisson Naim Akel, destacou a ampliação da interiorização dos escritórios, (15 novos no Paraná). “Nós estamos dispostos a ampliar e continuar atendendo melhor aos nossos associados”.
Ardisson aproveitou a oportunidade e fez um chamamento aos empresários paranaenses para que atualizem o registro contratual das empresas – recentemente, a Jucepar considerou 33 mil empresas inativas por não haver nenhum registro atualizado nos últimos dez anos.
Empreender e Capacitar
Na manhã desta terça-feira, os participantes também puderam participar do painel Programa Empreender e Capacitar que, graças a uma parceria entre a Faciap e o Sebrae, vem promovendo a capacitação e atualização das associações comerciais e industriais do Paraná. “São ferramentas para os gestores se atualizarem com capacidade e a, partir disso, aplicarem esses modelos de gestão nas ACES”, disse Márcio José Vieira, superintendente da Faciap e gestor do Empreender no Paraná.
IPPEX
Já no painel do Instituto IPPEX, os palestrantes fomentaram a atividade de comércio exterior com o objetivo de fortalecer as associações comerciais paranaenses e seus associados na atividade internacional. O painelista Ricardo Stephano, da Cargo World, fez questão de ressaltar essa parceria: “Agora, associados Faciap, por meio do IPPEX, podem contar com excelência nos serviços de importação e exportação”.
Base Centralizadora Faciap (BCF)
Lançada neste ano, a Base foi um importante passo na história do Associativismo paranaense. Os aspectos técnicos do serviço de proteção ao crédito foram tratados durante o painel coordenado por Edson Araújo Filho, com a presença de representantes do SPC Brasil e Serasa Experian, parceiros do produto na Faciap. De acordo com Edson, este foi o primeiro de muitos workshops voltados aos profissionais de ACEs atuantes na BCF. “Estamos oferecendo mais credibilidade e qualidade nos serviços oferecidos. Queremos levar aos nossos associados aquilo que ele precisa para gerir os negócios, além de estratégias”, afirmou. O presidente da Federação, Rainer Zielasko, destacou a presença da BCF em todo o Paraná. “Todo o Associativismo paranaense está envolvido na Base. Já estamos com 600 mil consultas, em um aumento de 15% ao mês, e isso representa um número muito significativo”, ressaltou.
Conjove/PR
O Conselho Estadual do Jovem Empresário, liderado pelo presidente Elói Mamcasz, apresentou suas atividades durante a última gestão. De acordo com ele, a atuação do Conjove em bandeiras como a redução da carga tributária e menor burocratização para pequenas empresas torna o modelo paranaense um destaque a nível nacional. “Uma de nossas bandeiras é a inclusão de mais empresas no Simples Nacional, afinal, elas são feitas para crescer. O Paraná tem uma área produtiva muito grande, mas ainda existem muitos gargalos”, explicou. Outro trabalho importante desenvolvido pelo Conjove é o Feirão do Imposto, realizado em várias cidades com a apresentação de produtos e como seria o seu valor sem os impostos embutidos, e também foi apresentado na feira de produtos e serviços da Convenção.
Certificação Digital
O diretor do ITI – Instituto de Tecnologia da Informação, Renato Martini, abordou durante o painel de Certificação Digital – produto desenvolvido pela Faciap através do gestor Paulo Henrique Batista – as mudanças e perspectivas na área. Segundo ele, a Certificação trata-se de um esforço tecnológico e jurídico em organizar essa infra-estrutura para entregar às empresas a sua identidade digital. “O Brasil passou por uma migração do mundo do papel para o eletrônico, e o Certificado é uma peça de um processo de desmaterialização, que traz economia na questão ambiental. Poucos países conseguiram montar a estrutura que o nosso país está montando. O crescimento acompanha a demanda, e o processo de mudança é muito rápido”, disse Martini.
Fonte:

Galeria de Fotos