Capacitação

terça, 14 de maio de 2013

DESFILE DE MODELOS MARCOU ENCERRAMENTO DO CURSO DE ALTA COSTURA

A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul realizou, na noite de 6 de maio, a formatura do curso de Alta Costura, que iniciou em 18 de fevereiro.
As instrutoras foram as estilistas Dell Olsen e a filha Marina Olsen. Ambas são estilistas da cidade de Salvador (BA) e conhecidas no cenário nacional e internacional, já tendo confeccionado roupas para artistas famosos, especialmente músicos baianos.
Marina tem experiência profissional na Dinamarca e na Inglaterra e formação em design pelo Central St. Martins College of Arts and Design, de Londres, na Inglaterra. Depois estágios com estilistas europeus renomados e de vasta experiência em ateliers londrinos, criou sua marca, a MD’Olsen, mesclando a sensualidade brasileira com a tradição europeia. Hoje ela possui um atelier na cidade de Londres, e a MD’Olsen produz peças de alta costura em Barracão, que são enviadas à Europa.
O encerramento do curso foi marcado por um desfile, com modelos das cidades gêmeas, que apresentares peças confeccionadas pelas alunas e aluno.
O Diretor e Indústria da Asocagrin e vice-diretor para a Área de Fronteira da Cacispar, Tarcísio Sartóri, destacou que, além de mudar a concepção de costura na tri-fronteira, o curso revelou talentos “escondidos”, despertou a criatividade e vai, com certeza, consolidar profissionais de alta costura na tri-fronteira.
Tarcísio é proprietário da Lojas Sartori de Barracão, e foi um dos grandes incentivadores da realização do curso de Alta Costura. A Lojas Sartori também doou tecidos para que fossem feitos moldes durante o curso, e uma peça de tecido de quatro metros, para cada formanda.
Segundo Tarcísio, todo esse empenho seu foi em função de que há na tri-fronteira, e na região, uma grande carência de mão de obra especializada em alta costura. “Estou há 33 anos com loja em Barracão e sempre vendi tecidos. A maior reclamação dos clientes sempre foi a falta de costureiras capacitadas.
Ele ressaltou que várias vezes reivindicou, junto aos órgãos públicos, a realização de um curso neste molde, mas sempre ouviu a alegação que os recursos destinados para cursos não eram suficientes para contratar uma profissional do nível destas estilistas. “Sempre foram feitos cursos de corte e costura simplificados, mais voltados para a área industrial, e isso não atendia às demandas. Após várias conversas com as estilistas e com a direção da Ascoagrin, decidimos realizar este curso, que vai mudar a concepção de costura na tri-fronteira”, concluiu.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos