Cooperação

segunda, 02 de dezembro de 2013

PROGRAMA FRONTEIRAS COOPERATIVAS ENCERRA MISSÃO À EUROPA

O Sebrae/PR, em parceria com as prefeituras de Barracão e de Bernardo de Irigoyen (Argentina), está desenvolvendo o programa piloto Fronteiras Cooperativas.
Recentemente, cumprindo mais uma etapa do Fronteiras Cooperativas, um grupo de lideranças e de técnicos do Sebrae/PR realizou uma missão internacional em Portugal e Espanha. Integrou a comitiva, o prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), Tarcízio Sartori; e o empresário de Bernardo de Irigoyen, Jorge Segundo Feldmann, entre outros.
O último encontro da agenda institucional da missão, na Espanha e Portugal, foi na sede da Câmara de Comércio da cidade de Faro, em Portugal, no dia 26 de novembro.
Participaram do evento, Rogerio Bacalhau, presidente da Câmara de Comércio de Faro; David Jorge Santos Mascarenhas, presidente da Comissão e Coordenadoria e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Algarve, Portugal; Vitor Tioqueta, diretor Superintendente do Sebrae/PR; Marco Aurélio Zandoná, prefeito Barracão; Ivone Barofaldi, vice-prefeita de Foz do Iguaçu; Tarcísio Sartori, Presidente da Ascoagrin, e Roni Temp, presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI).
Durante o encontro, foi tratado sobre a cooperação transfronteiriça no contexto dos programas comunitários da Eurorregião de Alentejo-Algarve-Andalucia, debate coordenado por David Jorge Mascarenhas dos Santos; cooperação transatlântica no ensino superior, com João Guerreiro, reitor Universidade de Algarve; Brasil, negócios e oportunidades para as pequenas e médias empresas, com Luiz Antônio Rolim de Moura, consultor do Programa Fronteiras Classe Mundial, do Sebrae; Consorcio Intermunicipal de Fronteira (CIF), com Marco Aurélio Zandoná.
Também teve intervenções de associações de agricultores da região e mostra de produtos pelos empresários locais.
Na oportunidade, Tarcísio Sartori fez a entrega de garrafas da cachaça artesanal Sartori, de sua produção, a David Jorge Mascarenhas dos Santos, ex-ministro do governo de Portugal e que hoje ocupa o cargo de presidente da CCDR de Algarve.
O objetivo do programa Fronteiras Cooperativas é promover o desenvolvimento da cultura da cooperação transfronteiriça, o desenvolvimento a visibilidade e a atratividade internacional em pontos de fronteira, como se as cidades trigêmeas fossem uma só cidade.
O Fronteiras Cooperativas trabalha eixos temáticos como o desenvolvimento e fortalecimento do turismo regional, para dar visibilidade e tornar conhecidas as potencialidades turísticas da região; e os sistemas locais de energia elétrica e fornecimento de água, além do saneamento básico.
O projeto é financiado pelo Banco Mundial, com uma duração de três anos para seu desenvolvimento, e prevê também a realização de fóruns e missão internacional para conhecimento de experiências.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos