A Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), realizou reunião de diretoria, na noite de 8 de novembro, para tratar de assuntos do interesse da entidade.
Um dos assuntos tratados foi a alteração na forma de venda no plano da Unimed, através da parceria com a Ascoagrin. Elas não mudam em nada para os associados que já têm o plano.
O presidente da Associação, Carlos Vanderley Porfírio, informou que para novembro e dezembro, o Sebrae não tem mais disponibilidade de cursos, retomando os mesmos a partir de janeiro de 2013.
Já o Empretec será realizado de 19 a 24 de novembro. “Ainda sobre cursos, fechamos parceria com a prefeitura de Dionísio Cerqueira que cederá as máquinas para que possamos lançar, em janeiro próximo, o curso de alta costura, uma iniciativa inédita que permitirá às interessadas o ensinamento completo da montagem de uma peça, além da oferta de uma vaga de emprego entre as participantes, após o curso”, ressaltou.
Em parceria com o Sicoob Paraná, será realizada, gratuitamente e com vagas limitadas, uma palestra, em 3 de dezembro, à 20 horas, no auditório da Ascoagrin sobre motivação. “A palestra será ministrada por Jussier Ramalho, um dos mais requisitados palestrantes do momento. O investimento será de R$ 10 mil, por parte do Sicoob”, explicou Carlos.
Os interessados deverão reservar, gratuitamente, sua vaga na palestra, na Ascoagrin, até dia 30 de novembro.
Outro tema em debate foi a adoção do cartão UtilCard, que será implantado via Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e feito pela Ascoagrin. O acordo será formalizado nos próximos dias.
Quanto a decoração natalina, a Ascoagrin, será parceira da prefeitura de Dionísio Cerqueira, que vai investir R$ 60 mil na decoração do calçadão da avenida 7 de Setembro, desde a Lojas Berlanda até a praça em frente à Cresol. A participação da Associação será através da compra de materiais, que ficarão guardados na Ascoagrin após o Natal, no montante de R$ 2,4 mil.
Outro tema em debate foi uma possível alteração no estatuto da Associação, sugerida pelo diretor Elizandro Ferreira, mudando a vigência das diretorias da entidade, para iniciar em janeiro, fechando os dois anos completos, e não como está hoje, iniciando em agosto.
A ideia foi bem aceita e será avaliada futuramente, no momento oportuno de avaliação do estatuto.
O presidente também sugeriu um formato de diretoria com 18 diretores. Segundo ele, é frustrante uma diretoria com 27 nomes no papel, como é hoje, e ver, na prática, um número bem menor participando das reuniões e ações.
Após os comentários e sugestões, chegou-se ao número de 21 diretores, em função dos conselhos fiscal e consultivo. “Durante este mês, os diretores poderão sugerir outras possibilidades. Também vamos levantar em que pé está o estudo para atualização do estatuto, para que possamos verificar a possibilidade de alteração de diretoria, bem como da vigência do mandato”, salientou Porfírio.
Carlos Porfírio também destacou a importância da formação de núcleos setoriais para o fortalecimento da Ascoagrin. “Desta forma, o Núcleo de Jovens Empresários está iniciando e tenho ótimas perspectivas a esse respeito. Quanto ao Núcleo da Mulher Empresária, estamos aguardando a disponibilidade da consultora Cristiane, da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) em estar, juntamente com a Ascoagrin, elaborando alguma ação”, concluiu.
Outros assuntos ainda integraram a pauta de discussões da reunião, entre eles, o terreno da Ascoagrin na Área Industrial de Dionísio Cerqueira e a possibilidade de instalação de uma incubadora empresarial, e a Campanha Natal Premiado.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: