Dengue

sexta, 23 de fevereiro de 2024

ASCOAGRIN PARTICIPA DE REUNIÃO PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE COMBATE À DENGUE

A Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira coordenou a reunião e apresentou o plano de contingência municipal para 2024

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, através da diretora Débora Klein Ybing, integrante do Conselho Fiscal, participou de reunião, na quinta-feira, 22 de fevereiro, para tratar estratégias de combate à dengue.

O encontro, no auditório da prefeitura cerqueirense, foi promovido pela Secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira e teve a presença do secretário, Deniz da Rocha, da vice-prefeita, Bianca Maran Bertamoni, além de representantes do Departamento de Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Vigilância Epidemiológica Municipal, secretarias de Educação e Obras Urbanas,  Atenção Básica de Saúde, Hospital, SAMU, Bombeiros Militar, Policia Militar, Policia Civil, Receita Federal do Brasil, Ascoagrin, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Conselho Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde de Barracão, e equipe da secretaria, também participaram da reunião, destacando a situação do município, que também está grave.

Na oportunidade, foi apresentado o plano de contingência municipal para 2024, bem como as ações preventivas que estão sendo realizadas no município e as ações paliativas devido aos casos positivados.

Foram ouvidas as lideranças da comunidade e representantes das entidades presentes e já foram definidos métodos de trabalho, prevenção e seguimento do fluxo das ações, conforme estabelece o novo plano de contingência do estado de Santa Catarina que entrou em vigor nessa mesma data.

A secretaria de Saúde, solicita, encarecidamente, o apoio da população, para que confira possíveis locais de criadouros do mosquito, que se atentem ao descarte correto de lixos, e abre espaço para a população, que ao tomar conhecimento da realização de mutirões de limpeza nos bairros, possa, voluntariamente, ajudar a administração municipal.

Segundo Débora Klein Ybing, ficou acordado que um dos principais pontos é trabalhar a conscientização de todos os setores da população.

“Será desenvolvido um trabalho nas escolas para a conscientização das crianças. Também, os agentes de saúde e de epidemiologia vão estar trabalhando diretamente nas residências, fazendo essa abordagem mais direta de conscientização”.

Outro ponto estimulado foi a denúncia, pela população, de pontos de infestação, principalmente em terrenos baldios, ou que que tenham algum foco.

“De nossa parte, enquanto entidade representativa do setor empresarial, nos foi solicitado para discutir essa questão no âmbito dos Núcleos Setoriais e também nas reuniões de diretoria, ressaltando a importância da conscientização, de todos fazerem a sua parte com relação à limpeza e a organização de pátios e espaços diversos”, citou Débora.

Foi também tratado sobre o descarte de detritos e lixo, e a necessidade de conscientizar  a todos para que façam o descarte corretamente.

Para tanto, tem um ponto de coleta junto à EEB Dr. Theodureto, nas quartas e quintas à tarde, para coleta de pneus, materiais eletrônicos, garrafas de vidros, vidros e alguns materiais recicláveis.

Restos de móveis velhos, lixo, entulhos, por exemplo, o descarte é de responsabilidade de cada cidadão, que pode contratar um “disk entulho” para fazer o descarte correto

“Devemos também trabalhar a conscientização para que ninguém jogue lixo e entulho em terrenos baldios”.

“Foi ainda solicitado à Ascoagrin, empresas e empresários, para divulgar a preocupação gerada pela situação em que se encontra a dengue e trabalhar mesmo essa conscientização sobre limpeza, organização e descarte do lixo de forma adequada, para evitar a propagação de pontos onde possa ter proliferação do mosquito transmissor”, concluiu Débora Klein Ybing.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos