O Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e a Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin) lançaram, na noite de 13 de setembro, a ExpoCIF 2013.
A feira acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira, promovida pelo CIF e pela Ascoagrin. A programação contempla feiras e exposições do comércio, indústria, serviços, artesanato, agricultura e agroindústrias, atividades culturais, esportivas e de integração, além de shows com João Neto e Frederico, João Bosco e Vinícius, e com Sérgio Reis.
O lançamento aconteceu no Centro Cultural Ricieri Quinto Guareschi e teve a presença dos prefeitos dos municípios que integram o CIF, Altair Rittes, de Dionísio Cerqueira; Marco Aurélio Zandoná, de Barracão; Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul; e Edegardo Nemesio Aquino, de Bernardo de Irigoyen; dos deputados paranaenses, João Arruda, federal, e Caíto Quintana, estadual; do presidente da Ascoagrin, Tarcízio Sartori; dos presidentes dos Legislativos municipais, Gilberto Selzler, de Dionísio Cerqueira; Arnoldo Lima dos Santos, de Barracão; e Vanderlei Scalco, de Bom Jesus do Sul; vereadores, empresários, lideranças e pessoas da comunidade.
Após a apresentação de um vídeo institucional do Consórcio, e outro com a programação provisória da ExpoCIF 2013, aconteceram os pronunciamentos.
Caíto Quintana destacou a importância da exposição para a tri-fronteira, que tem no Consórcio o seu grande diferencial de desenvolvimento, unindo forças em torno de questões comuns, tornando o Consórcio uma referência para todo o Brasil.
João Arruda afirmou que os prefeitos da tri-fronteira tomaram a decisão certa e com o CIF estão no caminho certo, pois é a mais eficiente experiência de consórcio intermunicipal que conhece. Ele afirmou que a saída para os municípios resolverem seus problemas não é apenas as parcerias com os governos, mas também com os municípios vizinhos.
Tarcízio Sartori afirmou que a ExpoCIF consolida a importância do Consórcio, que nasceu a partir de uma solicitação da Ascoagrin, para que as ações fossem desenvolvidas de forma conjunta. Com isso, a partir do CIF o desenvolvimento se intensificou na tri-fronteira.
Também fez um apelo ao deputado João Arruda para que interceda, junto ao Ministério dos Transportes, no sentido de haver, com urgência, a recuperação da BR-163.
Edegardo Nemesio Aquino afirmou que a feira é mais um dos grandes avanços decorrentes da integração, e o CIF superou as expectativas e ultrapassou as fronteiras.
Cezar Bueno enfatizou que o Consórcio mostrou que é possível, na política, superar diferenças individuais e promover a união de forças e ações integradas, incrementando o desenvolvimento, como está acontecendo na tri-fronteira e região. Destacou que com essa visão, a ExpoCIF torna-se a grande vitrina do que aqui é produzido e das potencialidades destes município, atraindo também mais atenção dos governos.
Marco Aurélio Zandoná afirmou que a ExpoCIF agrega a força do CIF e simboliza todas as ações já realizadas, e será uma das maiores feiras de produtos e negócios da região, divulgando as potencialidades da tri-fronteira e o que ela produz.
Altair Rittes afirmou que o Consórcio, juntamente com a Ascoagrin, mostram sua força e capacidade de organizar grandes eventos, projetando a ExpoCIF para ser a vitrina da evolução e do desenvolvimento econômico e social que a tri-fronteira vive.
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: