COMITÊ GESTOR DIVULGA BALANÇO DOS TRABALHOS REALIZADOS EM 2023 E CONVIDA CAMPO-LARGUENSES A PARTICIPAR DO GRUPO
quinta, 15 de fevereiro de 2024
No mês de janeiro, participantes do Comitê Gestor do município estiveram reunidos para fazer um balanço das realizações dos primeiros meses de atividades. Formado sob o princípio da "Quádrupla Hélice"
No mês de janeiro, participantes do Comitê Gestor do município estiveram reunidos para fazer um balanço das realizações dos primeiros meses de atividades. Formado sob o princípio da "Quádrupla Hélice", que une os pilares do setor público, das instituições educacionais e de pesquisa, das empresas e da sociedade civil, seu objetivo é o desenvolvimento de ações e impulsionamento no mercado.
O Comitê tem reuniões mensais e busca alinhar políticas públicas em diversas frentes como: Inovação, Acesso à Justiça, Educação Empreendedora, Associativismo, Tributação, Crédito, Mercado, Simplificação e Desburocratização. Tudo para fazer girar e desenvolver temas e ideias pertinentes ao cenário econômico da cidade que tem forte potencial para novos comércios e serviços - nas áreas mais distintas.
Criado em 2015, o Comitê é regido pelo programa Cidade Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e uma parceria com a prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e reúne representantes de diversas entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - seção Campo Largo, Associação dos Contadores de Campo Largo (ACCL), Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), Instituto Federal do Paraná (IFPR), bem como representantes das secretarias municipais de Administração, Desenvolvimento Social, Fazenda, Comunicação Social e Tecnologia da Informação.
Águeda Schmidt, coordenadora da Sala do Empreendedor e uma das Agentes de Desenvolvimento do município, reforça que “a intenção desse Comitê é reunir o máximo de participantes possíveis - Governo, Sociedade Civil Organizada, Institutos de Educação e Sociedade - em cada discussão, para que a troca de opiniões e de ideias amplie o entendimento e o ponto de vista de todos”.
A iniciativa tem foco no desenvolvimento de pequenas e micro empresas, a partir da Lei Complementar 123/2006, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), e que institui um tratamento simplificado, diferenciado e favorecido para as MPE. A partir dessa lei está se abrindo um leque de possibilidades como: a ampliação de mercados e oportunidades de negócios, a promoção da competitividade e da busca de capacitação, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico, o acesso ao crédito e, ainda, a redução da burocracia e tributos, a formalização de negócios e o incentivo à geração de empregos e renda.
Dentre os principais destaques de 2023 estão as ações de algumas das Câmaras Temáticas, orientadas sob consultoria aplicada do Sebrae/PR para o surgimento de novos agentes empreendedores locais. Confira alguns resultados alcançados:
CÂMARA DE INOVAÇÃO
Os responsáveis por esse grupo de trabalho estabeleceram uma parceria do Município com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - câmpus Campo Largo, para a criação de uma Pré Incubadora Tecnológica. Eles também participaram da conclusão do “Habitat’s”. Foram dez encontros focados no planejamento e elaboração do projeto de uma pré-incubadora no município. A câmara também destaca a elaboração e aprovação junto à Câmara de Vereadores da Lei Municipal de Incentivo à Inovação (nº 3698/23), que dispõe dos incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, em Campo Largo. Essa lei também institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
CÂMARA DE ACESSO A MERCADO
Este grupo de trabalho esteve envolvido na inauguração do Escritório de Compras Públicas de Campo Largo, no cadastramento e na assessoria de comerciantes locais, e também atuou na ampla divulgação das ações com divulgações nos canais oficiais da Prefeitura e na imprensa local.
CÂMARA DE DESBUROCRATIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO
Este grupo se debruçou em definições para o Decreto Estadual 3434/23 que regulamentou a Lei de Liberdade Econômica. A partir dele surgiu a legislação municipal das atividades de baixo risco e a aprovação do Decreto Municipal 346/23, saiba mais aqui.
A primeira reunião de 2024 do Comitê também teve um momento de definição das metas para 2024. São elas a implementação da Incubadora Tecnológica em Campo Largo, a capacitação dos empresários cadastrados no Escritório de Compras Públicas, a simplificação para a abertura de empresas em 2024, a criação de novas Câmaras Temáticas de “Acesso à Justiça” e “Associativismo”, e continuar com a ampla divulgação das ações do Comitê.
O próximo encontro do Comitê Gestor está marcado para dia 20 de fevereiro, na sede do IFPR em Campo Largo, e está aberto à sociedade civil. Para participar do Comitê basta contatar no WhatsApp (41) 3291-5301 e tratar direto com João Ricardo Fracaro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Largo
Galeria de Fotos