(45) 3321-1449

Faciap

sexta, 28 de abril de 2017

Faciap participa de discussão com entidades e governo do estado sobre melhorias na malha ferroviária

Representantes do governo do Estado e do setor produtivo se reuniram na última segunda-feira (24), no Palácio Iguaçu, para discutir propostas para viabilizar investimentos na malha ferroviária paranaense. O foco principal é aprimorar o chamado Corredor Oeste de Exportações do Paraná, ampliando a capacidade de transporte de cargas por trilhos da região de Cascavel para o Porto de Paranaguá.
O governo anunciou que pretende abrir Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) para que empresas privadas realizem estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção de novas ferrovias em dois trechos: de Guarapuava a Paranaguá e de Dourados (MS) a Guarapuava. O segundo trecho, apesar de ultrapassar as divisas do Paraná, faz parte da concessão da Ferroeste, empresa de economia mista que tem no Governo do Estado como principal acionista. Atualmente, no entanto, os trilhos da Ferroeste vão apenas de Cascavel a Guarapuava.
Segundo dados apresentados durante a reunião, hoje 20% da carga de Paranaguá é transportada por trens, enquanto 80% do volume sai por rodovias. As obras na malha ferroviária possibilitariam aumentar o volume atual movimentado por trens dos atuais 9 milhões de toneladas para 30 milhões. “Isso representaria não só uma infraestrutura adequada para estimular a exportação, mas um frete mais baixo para cargas com baixo valor agregado e menos acidentes e gastos nas rodovias, aumentando a segurança nas estradas. O que impactaria positivamente a competitividade do setor produtivo”, afirma o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa.
Outras entidades participaram da reunião, como FIEP, FAEP, OCEPAR, Fetranspar, ACP e Fecomércio.

Fonte: assessoria de imprensa da Fiep

Galeria de Fotos